O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 15 de novembro de 2011

OS LIVROS DE HORAS DO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA



Os Livros de Horas do Palácio Nacional de Mafra e a Cultura Artística do Século XV
Seminário e Exposição | 25 e 26 de Novembro de 2011

Apresentação
O Seminário Os Livros de Horas do Palácio Nacional de Mafra e a Cultura Artística do Século XV, que terá lugar no próprio Palácio, resulta de questões surgidas da problematização sobre manuscritos em termos artísticos, culturais e sociais, no âmbito da tese de doutoramento em História da Arte intitulada "Catálogos dos livros de horas iluminados de origem francesa nas colecções públicas portuguesas (primeira metade do Século XV). Análise estilística e iconográfica", desenvolvida pela doutoranda Ana Lemos.
Pretende-se, assim, ao juntar alguns dos especialistas nas diferentes áreas do saber, apreender a cultura artística portuguesa do Século XV de forma a tentar perceber, do conjunto de manuscritos deste período existentes em Portugal, os que foram adquiridos na época quatrocentista e quinhentista, por razões devocionais e de gosto, e os que resultam de uma aquisição posterior por coleccionadores portugueses. Importa esclarecer o que até à data se tem vindo a dizer sobre o assunto, isto é, o facto de no nosso país se ter dado preferência a livros de horas oriundos da escola flamenga, e determinar, se possível, a data em que os manuscritos chegaram até nós.

Com este Seminário será também inaugurada, no dia 26, pelas 16h00, a Exposição "Os Livros de Horas do Palácio Nacional de Mafra", que estará aberta ao público até 31 de Dezembro.

Para mais informações ver AQUI

Sem comentários: