O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 24 de novembro de 2009

CAPELA DE N.S. DA BOA VIAGEM


"Pequena capela rústica dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem. Neste local existiu o Convento de Nossa Senhora da Boa Viagem (que com a extinção das ordens religiosas em 1834, foi abandonado e mais tarde demolido), cuja padroeira era muito venerada pelas senhoras da corte e pelos pescadores. Ao templo, faziam-se procissões, peregrinações, votos e oferendas. A actual capela, que mudou de sitio, quando das obras do Estádio Nacional, tem a fachada principal revestida a azulejo de figura avulsa (séc. XVII-XVIII), e um pequeno alpendre com uma inscrição. CLASSIFICAÇÃO: Imóvel de valor concelhio, de acordo com o Edital nº 184/2004 (2ª série), publicado no Diário da República, Nº 67, II Série, 19 de Março de 2004. "
Texto e imagem obtidos no sítio da CMO

Sem comentários: