O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

JOÃO LOBO ANTUNES


O 5º Ciclo de Conversas na Aldeia Global está de regresso. Na próxima sessão, dia 23 de Setembro, João Lobo Antunes fala sobre o tema “Sociedade, que valores?”. O encontro, moderado pelo jornalista Vasco Trigo, tem lugar, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. Para saber mais clique em CMO

REGISTO PARA A MEMÓRIA DO TEMPO


À entrada do Bairro Sá Carneiro encontra-se vandalizado um bonito relógio de Sol feito em pedra. Trata-se de um marco evocativo da entrega de casas a moradores daquela comunidade em 1991 (?). Dir-se-à que o registo para memória futura não é muito abonatório...do "monumento".

A BELEZA E O MONSTRO



Hoje, pelas 10H00, na praia do Lagoal (Caxias) uma imagem da fortaleza da Giribita e uma alforreca na areia da praia

CORRIMÃO NO BAIRRO DA CHEPA

Na sequência da intervenção da nossa Associação de Moradores junto da Freguesia de Caxias, temos vindo a observar nos últimos dias o desenvolvimento de obras relacionadas com arranjo de passeios e colocação de corrimãos. A fotografia em cima refere-se ao corrimão colocado nas escadarias trazeiras da Torre onde funciona o restaurante. É com agrado que divulgamos mais esta iniciativa que vem requalificar uma área não intervencionada há muitos anos.

domingo, 19 de setembro de 2010

MARGINAL SEM CARROS

Hoje de manhã, junto à praia de Caxias (Lagoal). Enquanto uns correm e andam de bicicleta ou a pé, outros trabalham para o bronze, num excelente dia para actividades ao ar livre. Dizem-nos que para as bandas de Paço de Arcos havia provas de bolo rei. Não provámos.

TORNEIO DE FUTSAL NO C.D.U.CAXIENSES





Integrado no programa das Festas de N. S. das Dores teve início o torneio de Futsal no Campo de Jogos do GDU Caxienses. Estivemos lá e foi com muito prazer que observámos a prática salutar do desporto por parte de jovens empenhados, devidamente enquadrados por seniores. Num dia ensolarado, com a marginal sem carros, jovens e assistência vibravam com as investidas de uma ou outra equipa. Parabéns ao GDU Caxienses e à sua direcção, representada pelo seu Presidente Sr. Trindade.

sábado, 18 de setembro de 2010

RELVADO SINTÉTICO EM CAMPO DE FUTEBOL DE VILA FRIA




Decorreu de tarde uma breve cerimónia de "inauguração" do relvado sintético no campo do Clube Desportivo União de Vila Fria. Em boa verdade trata-se, conforme os Presidentes do Clube e da Cãmara informaram, do reaproveitamento de um relvado de um outro campo. Tal melhoria veio beneficiar, ainda que provisoriamente, o campo pelado deste simpático clube.

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS DORES 2010











MÚSICA DE ÓRGÃO EM LINDA-AVELHA


"I Ciclo de Música de Órgão de Linda-a-Velha
O primeiro Ciclo de Música de Órgão de Linda-a-Velha (Lisboa) propõe três concertos executados por três distintas gerações de organistas: Prof. Antoine Sibertin-Blanc, organista da Sé Patriarcal de Lisboa e Professor jubilado da Escola Superior de Música, Prof. António Duarte, organista da Igreja de Nossa Senhora do Cabo e Professor de Órgão do Conservatório Nacional e Miguel Matos, jovem organista que concluiu o curso de órgão do Conservatório Nacional com a máxima classificação.

De grandes dimensões (é o maior existente em toda a área metropolitana de Lisboa a seguir ao órgão da Sé Patriarcal) este órgão, concebido como instrumento de concerto, permite a execução e a audição de praticamente todo o repertório de órgão.

Os concertos serão na Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Cabo, nos dias 18 de Setembro, 20 de Novembro e 8 de Janeiro.

Programa
Sábado, 18 de Setembro de 2010 às 17.30 horas
Recital de órgão pelo organista ANTOINE SIBERTIN-BLANC

Sábado, 20 de Novembro de 2010 às 17.30 horas
Recital de órgão pelo organista MIGUEL MATOS

Sábado, 8 de Janeiro de 2011 às 17.30 horas
Recital de órgão pelo organista ANTÓNIO DUARTE"

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CAMPO SINTÉTICO EM VILA FRIA


"Inauguração do campo sintético do Clube Desportivo Juventude União de Vila Fria

Data Início: 18-09-2010 Data Fim: 18-09-2010
Local: Vila Fria

Outras Informações:

Tendo por objectivo proporcionar condições de qualidade adequadas à prática desportiva,
a Câmara Municipal de Oeiras tem investido na aplicação de relvados sintéticos em vários campos de futebol do Concelho.
É caso do Clube Desportivo Juventude União de Vila Fria que, após obras de requalificação, inaugura o seu campo de futebol, no qual foi instalado um relvado sintético. A cerimónia tem lugar no próximo sábado, dia 18, às 16H00, contando com as presenças dos presidentes da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais e do referido Clube, Inocêncio Manuel Batata.

Para a realização desta obra, a Câmara Municipal de Oeiras atribuiu um subsídio no valor de 64.000.00 €.

Esta intervenção significa uma mais-valia para aquele clube desportivo do concelho,
proporcionando uma efectiva melhoria da oferta desportiva aos seus sócios e praticantes, possibilitando um desenvolvimento, em termos desportivos, há muito almejado pela colectividade.

O jogo inaugural, de Juniores, realiza-se entre equipas do Clube Desportivo Juventude União de Vila Fria e do Atlético Clube de Porto Salvo."*

* Do sítio da CMO

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

HISTÓRIA DA ILHA DO PRINCIPE


Histórias da Ilha do Príncipe
[ lançamento editorial ]
Augusto Nascimento [ autor ]
16 Setembro 2010, 18h00
Centro de Arte Manuel de Brito, Algés
Para saber mais clique em:
http://espacoememoria.blogspot.com/2010/09/historias-da-ilha-do-principe-livro.html

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CICLO VOZES DO FADO 2010



Carminho, Rodrigo, Joana Amendoeira e Ricardo Ribeiro constituem o grupo de fadistas que actuam no Ciclo “Vozes do Fado 2010”, que decorre em dois espaços culturais do concelho de Oeiras de 17 Setembro a 22 de Outubro.
Para saber mais clique em CMO

MARGINAL SEM CARROS NO DOMINGO


19 de Setembro 10H00 – 13H00 Caxias – Oeiras

A pé, de bicicleta ou de patins - o que é importante é deixar o carro em casa -, muitos milhares de pessoas vão participar no Marginal Sem Carros’10, um evento da Câmara Municipal de Oeiras que, uma vez mais, se associa à Semana Europeia da Mobilidade e ao Dia Europeu Sem Carros, encerrando a Avenida Marginal ao trânsito automóvel, entre Caxias e a Praia da Torre, no dia 19 de Setembro, das 10H00 às 13H00.
Para saber mais clique em CMO

domingo, 12 de setembro de 2010

FEIRA DE VELHARIAS E ARTESANATO EM CAXIAS


Infelizmente, apesar do excelente dia, pelas 11H00, eram poucas as bancas instaladas no Jardim das Palmeiras, em Caxias.

TRAVESSIA NO TEJO - A PROVA



Eram cerca das 11H00 quando a prova (travessia no Tejo) teve o seu início na praia de Caxias.

sábado, 11 de setembro de 2010

FESTAS DE LINDA-A-VELHA


Com os nossos agradecimentos ao Blogue Oeiras Local

TRAVESSIA NO TEJO

Para saber mais clique em CMO

FEIRA DE VELHARIAS E ARTESANATO DE NOVO EM CAXIAS


AMANHÃ!
DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2010

De novo a Feira na Freguesia de Caxias

IV CONGRESSO IBÉRICO DE EGIPTOLOGIA


IV Congresso Ibérico de Egiptologia
[ congresso ]

13 a 17 Setembro 2010

Museu de Farmácia e Museu das Comunicações, Lisboa
Para saber mais clique em: http://espacoememoria.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CAXIAS EM REVISTA E O ALTO DO LAGOAL







Apraz-nos registar e felicitar a Junta de Freguesia de Caxias pelo lançamento da nova publicação "Caxias em Revista" (1º. semestre de 2010). Parte significativa desta revista é composta de fotografias a obras efectuadas nos últimos anos no Bairro CHELAG a solicitação da nossa Associação de Moradores. Outras intervenções foram efectuadas no citado bairro e noutros do Vale da Terrugem. Reportamo-nos a arranjos de escadas, requalificação de passeios e colocação de corrimãos. Neste momento o pavimento do Bairro da CHEPA (lado Nascente) encontra-se a ser intervencionado.
Em boa verdade diremos que o processo de requalificação dos bairros e de qualificação da sua envolvente é uma necessidade que não se esgota nas intervenções que, convenhamos, por vicissitudes várias tardaram muitos anos. Doutro modo dificilmente poderemos falar de qualidade só "porque respiramos ar puro". O isolamento citado na intervenção do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Caxias, em Junho passado, aquando das comemorações do aniversário da Freguesia, é uma realidade que só será ultrapassada com uma maior atenção de moradores e da Câmara Municipal de Oeiras. É função da autarquia participar activamente na ultrapassagem de quaisquer constrangimentos que obstem a que a "cidade", no seu sentido mais nobre, se faça para bem de todos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SWAP MARKET - TROCA E VENDA DE PRODUTOS EM 2ª MÃO EM CARNAXIDE


"A Câmara Municipal de Oeiras realiza, com o apoio da Junta de Freguesia de Carnaxide, a primeira edição ao ar livre de um Swap Market – troca e venda de produtos em 2ª mão, a qual tem lugar no segundo sábado de cada mês (dias 11 de Setembro, 9 de Outubro e 13 de Novembro), das 9H00 às 16H00, no Largo do Mercado Municipal de Carnaxide."
Para saber mais clique em CMO

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO DE PINTURA


Jorge Ermilo Espinosa Torre nasceu em 1983 em Mérida, Yucatán, México, onde vive e trabalha. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade de Guadalajara, participou de 30 exposições colectivas e 10 individuais, com destaque para “Delirios” e “Obra Reciente” na Galeria Hecaro na Cidade do México em 2008 e 2009 respectivamente, “Murmullos en Babel” em 2008 no Centro Cultural Olimpo em Mérida, “Visiones en Silencio” em 2007 na Casa Oswaldo Guaysamin em Havana, Cuba.

O LAGAR DE AZEITE DA QUINTA DO MARQUÊS EM OEIRAS







Imagens recolhidas durante a visita da Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória, no dia 04 de Setembro, ao Lagar de Azeite da Quinta do Marquês, em Oeiras, recentemente aberto ao público. Podem observar-se nas imagens três fases do sistema produtivo: a moagem, a subida da vara e a tarefa.

domingo, 5 de setembro de 2010

A PROPÓSITO DAS TAPEÇARIAS DE PASTRANA

Pormenor de D. Afonso V ...o "inventor da Glória"

O Portugal Militar no Século XV - As conquistas no Norte de África nas Tapeçarias de Pastrana[ colóquio ]
09 Setembro 2010, 17h30
Sociedade de Geografia de Lisboa*
...

Com os agradecimentos pela reprodução ao Blogue da Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória

*Sociedade de Geografia de Lisboa
Rua das Portas de Santo Antão, 100
1150-269 Lisboa - Portugal
Tel. 21 3425401 Fax. 213464553
www.socgeografialisboa.pt

sábado, 4 de setembro de 2010

PASSEIO DE ARTE EM PAÇO DE ARCOS


A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou a exposição “Passeio de Arte”, um evento heterogéneo” que “apresenta pintura” em lojas do comércio tradicional no centro histórico de Paço de Arcos e que acontece até 30 de setembro.



Para daber mais clique em Rádio Ocidente

CONVERSAS OS 100 ANOS DA REPÚBLICA


VISITAS GUIADAS POR LISBOA

,

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO EM OEIRAS

"A Mostra Internacional de Teatro de Oeiras – MITO, chega de novo ao concelho de Oeiras. O MITO cresceu e surge a plataforma entreMITOS 2010.
Esta edição, sob o conceito “Aproximação”, está revestida de novidades. A Mostra acontece de 3 a 11 de Setembro, concentrada na Fundição de Oeiras e com entradas gratuitas"

Para saber mais clique em CMO

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO DE DESENHO DE FERNANDO GRAVE NO RIBAMAR

"Homo ecranis é o título da Exposição de Desenho de Alexandre Grave que a Galeria Municipal Palácio Ribamar apresenta de 10 de Setembro a 3 de Outubro, de terça-feira a domingo, das 13H00 às 18H00. A inauguração tem lugar no dia 9 de Setembro, às 18H00. Esta Galeria municipal está localizada no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, em Algés."

Para saber mais clique em CMO