O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 31 de julho de 2010

VISITA AO BUGIO





De novo a Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória - levou a cabo a sua visita anual a "S. Lourenço da Cabeça Seca", mais conhecido como Bugio. Desta feita, muita gente, do Concelho e fora dele, teve ocasião de participar numa pequena "aventura naútica", de ouvir falar da História e das estórias desta antiga fortificação, prisão e farol. Ao agrado geral dos participantes juntou-se a mágua pelo "abandono" que se encontra votado este excelente edifício. Um bem-haja à organização.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SAINDO DO NINHO

Hoje, enquanto o calor apertava, as novas crias de andorinhas aguardavam a chegada dos projenitores.

VII GRANDE PRÉMIO KAYAC DE MAR

"Mais de duas centenas de canoístas, repartidos pelas classes de Turismo Náutico e Competição da especialidade de Mar, unem os concelhos de Oeiras e de Cascais no Grande Prémio de Kayak de Mar do Clube Millennium bcp, que tem lugar no domingo, dia 1 de Agosto, às 13H00. Trata-se de uma prova decisiva para atribuição dos títulos de campeões nacionais na especialidade individual e colectiva. Mais de 20 clubes nacionais estão presentes fazendo-se representar pelos seus melhores atletas da especialidade nos escalões Juniores, Seniores e Veteranos."
Para saber mais clique em CMO.

quarta-feira, 28 de julho de 2010


Rui Gomes da Silva, príncipe de Éboli*

*Para saber mais clique em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rui_Gomes_da_Silva,_pr%C3%

O Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa tem a honra de convidar V. Exa. a assistir ao Colóquio “O Portugal Militar no Século XV – As conquistas no Norte de África nas Tapeçarias de Pastrana”, promovido pela Secção de Ciências Militares e pela Comissão Côrte-Real que se realiza no dia 9 de Setembro de 2010 pelas 17h30.

Programa: (Auditório Adriano Moreira – 17h30)

“Rui Gomes da Silva – um português na corte de Felipe II”proferida pela Dra. Patricia Moreno.

“A Politica de Conquistas no Norte de África”, proferida pelo General António Martins Barrento.


“As Tapeçarias de Pastrana – Análise sob o Ponto de vista Militar” proferida pelo Coronel de Artilharia Nuno José Varela Rubim.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O LAGAR DE AZEITE ABERTO AO PÚBLICO

As visitas são gratuitas e realizam-se
nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, entre as 11H00 e as 12H00 (com
animação histórica), às terças-feiras, das 9H30 às 12h30 e às quintas-feiras,
entre as 14H30 e as 17H00 (sem animação histórica). A entrada processa-se, em
ambos os casos, pelo Posto de Turismo de Oeiras." Para saber mais clique em CMO.

Com os agradecimentos pela imagem ao blogue OEIRAS

domingo, 25 de julho de 2010

SOL OU LUA CHEIA?

No início de uma noite cálida, prenúncio das que se anunciam para a semana, a
Lua Cheia mais parece o Sol pairando sobre o Tejo.

O VALE DA TERRUGEM NAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DA JUNTA DE FREGUESIA DE CAXIAS


"Resta-me referir problemas relacionados com o isolamento e interioridade da Freguesia de Caxias.
Concretamente, menciono o projecto do Vale da Terrugem. É preciso dar corpo à ideia do corredor da zona ribeirinha – Terrugem – Pedreira Italiana – A5. Esse corredor vêm valorizar sobremaneira o património da freguesia e proporcionar o passeio pedonal, além da construção de infra-estruturas turísticas e resolver problemas sérios de mobilidade, há muito ambicionados pela população.
Estes empreendimentos vêm valorizar sobremaneira a freguesia de Caxias cuja população passa a dispor de amplas infra-estruturas lúdicas e de lazer."*
*Excerto do Discurso do Presidente da Junta de Freguesia de Caxias, Sr. Luis Viana, no âmbito das recentes comemorações do 9º aniversário da Freguesia. Para aceder ao discurso completo poderá consultar o sítio da Junta AQUI.

BUGIO SECULAR

Recolhido no Arquivo de Imagens da:

Associação Cultural de Oeiras -Espaço e
Memória


sábado, 24 de julho de 2010

AQUI TÃO PERTO


A Grande Missa em dó menor de Mozart

[ concerto coral sinfónico ]

25 Julho 2010, 22h00

Basílica Nacional de Mafra
Para saber mais clique em Espaço e Memória

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Com os agradecimentos ao Blogue Oeiras Local pela imagem recolhida.

CALOR FLORAL

"Coroa-de-Rei"


Do pequeno jardim, muito bem cuidado, dos nossos vizinhos Otília e
Casimiro, uma belíssima espécime floral .

sexta-feira, 23 de julho de 2010

CORES NO VERÃO

Jardins

ESTÃO VERDES


Nozes e azeitonas num qualquer jardim das redondezas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

OEIRAS SOUND


Para saber mais clique CMO

JARDINS DO PALÁCIO MARQUÊS POMBAL - OEIRAS (22 DE JULHO)
ABERTURA DE PORTAS * 21H00
INÍCIO DO ESPECTÁCULO * 22H00

domingo, 18 de julho de 2010

PRAIA DO LAGOAL (CAXIAS) EM ÉPOCA BALNEAR

Hoje, de manhã, a praia do Lagoal (vulgo Caxias) estava plena de veraneantes e banhistas. Os dados sobre a qualidade da água têm apontado para valores aceitáveis. No entanto, bom seria que as autoridades sanitárias e os serviços técnicos da CMO resolvessem os problemas suscitados por esgotos que descarregam águas sujas para a praia, suscitando a eclosão de mosquitos. Deste assunto demos nota, mais do que uma vez à Junta de Freguesia de Caxias. No entanto conforme pode ser observado AQUI o problema persiste.

sábado, 17 de julho de 2010

ATELIER JARDIM COMESTÍVEL


Atelier “Jardim Comestível”

Data Início: 17-07-2010 Data Fim: 17-07-2010
Local: Pálácio dos Anjos - Algés

Outras Informações: Sábados 15h00 - 16h30
Vamos meter mãos à terra e construir uma horta no jardim do Palácio Anjos? Inspirados na temática rural de algumas das pinturas de Graça Morais, vamos aprender a cuidar e cultivar a terra. Vamos pensar sobre: o que é um jardim? o que é uma horta? e poderá um jardim ser uma horta e vice-versa?! Durante as actividades vamos poder falar com pessoas que já tiveram ou ainda têm hortas.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

COLÓQUIO SOBRE AS TAPEÇARIAS DE PASTRANA

Colóquio na Sociedade de Geografia de Lisboa, no dia 21 de Julho pelas 16h00, promovido pela Comissão Côrte-Real por ocasião da exposição “A Invenção da Gloria. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana” a decorrer no Museu Nacional de Arte Antiga.

Sociedade de Geografia de Lisboa Rua das Portas de Santo Antão, 100 Lisboa
Telf. 21 3425401 – Fax: 21 3464553
www.socgeografialisboa.pt geral@socgeografialisboa.pt

Programa

Prof. Doutor José Ferreira Coelho (Comissão Côrte-Real)
“As Tapeçarias de Pastrana no contexto histórico português”

Dr. João Abel da Fonseca (Secção de História)
“Como teriam chegado a Pastrana as famosas tapeçarias. Dúvidas, certezas e hipóteses”

Dr. Rui Queiroz Valério (Secção de Genealogia e Heráldica)
“A Heráldica e a Emblemática das Tapeçarias de Pastrana – A Empresa pessoal de D. Afonso V”

Arqt. Segismundo Pinto (Secção de Genealogia e Heráldica)
“A Heráldica em Portugal no Reinado de D. Afonso V”
Este asunto já foi abordado neste Blogue AQUI

quarta-feira, 14 de julho de 2010

VAMOS SALVAR A IGREJA DE S. PAULO E OS ANDORINHÕES


Há alguns dias que a TV passou uma notícia sobre a eminente derrocada de uma muralha em Elvas. Para evitar acidentes as autoridades militares e civis decidiram pelo mais fácil - bota abaixo. Mas há dois senão: ali nidificam centenas de andorinhas e trata-se de um edifício histórico, integrado no núcleo de Elvas e, certamente, de importância patrimonial, mesmo que em ruínas. O Museu do Carmo está em ruínas e não pensamos em deitá-lo a baixo. Para os interessados e empenhados "na coisa pública" deixamos uma nota do blogue referenciado em baixo, onde poderão assinar a petição.

"A igreja de S. Paulo em Elvas, edificada no séc. XVIII, localizada em frente à Escola Superior Agrária, propriedade do Ministério da Defesa, dentro de poucos dias será demolida.

Esta é a maior igreja da Congregação dos Monges de Jesus da Pobre Vida, também conhecidos como Paulistas da Serra de Ossa, única ordem masculina com origem e casa mãe em Portugal.

Não faz sentido a zona alta da cidade ter sido recuperada e reabilitada nestes últimos anos; castelo, antigos quartéis (oficinas de artesanato), Casa das Barcas (mercado municipal), Quartel do Trem (Escola Superior Agrária), e Nossa Senhora da Conceição; e agora poder ocorrer um acto de inqualificável desprezo pelo património edificado.

De acordo com o Plano Director Municipal a Igreja de S. Paulo é um imóvel em vias de classificação.

Se nada for feito para sensibilizar os organismos competentes, Ministério da Defesa, dono da obra e do edifício, Ministério da Cultura e Câmara Municipal de Elvas, a imagem que vemos será o ultimo registo desta imponente igreja, de valor incontestável numa cidade monumental candidata a Património Mundial.

Vamos salvar a Igreja de S. Paulo "

ASSINA A PETIÇÃO ONLINE: AntesQueTeDeitemAbaixo

POSIÇÃO DOMINANTE


Hoje, gato em pedestal de portão envelhecido pelo tempo num qualquer prédio em obras de restauro(?) no centro histórico de Paço de Arcos. Por alguma razão a sabedoria egipcia via no comportamento destes animais atributos divinos.

GEOMETRIA POLÍCROMA



Pormenor pictórico e pavilhão dos Jardins da Cascata (Quinta Real de Caxias)
Sobre a Quinta ver AQUI