O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 24 de abril de 2012

EM MEMÓRIA

A REVOLUÇÃO DE ABRIL NO FACEBO0K

24 ABRIL - 25 ABRIL


Agora e Sempre

Nota: Imagem obtida na Net

UTOPIA E REALIDADE

segunda-feira, 23 de abril de 2012

MÚSICA NA VÉSPERA DO 25 DE ABRIL


“Memorial" com Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo
A Câmara Municipal de Oeiras apresenta “Memorial”, com Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo, no dia 24 de Abril às 23H00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Este espectáculo musical insere-se no âmbito das Comemorações do 38º aniversário do 25 de Abril de 1974 do Município. A entrada é livre, de acordo com a lotação da sala."

Para saber mais clique AQUI

domingo, 22 de abril de 2012

IGREJA DE CARCAVELOS





A Igreja de carcavelos (foto antiga) e os seus belíssimos interiores em azulejos (séc. XVII)*

* Fotografias de interior obtidas durante uma visita de estudo efectuada pela Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória em 21.04.2012   

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DE PALÁCIO DOS ARCOS A HOTEL




Tomámos a iniciativa de contactar os serviços técnicos da CMO com vista a esclarecer as dúvidas que persistiram e de que demos nota AQUI. Hoje mesmo, fomos  atendidos pelo responsável pelo acompanhamento da obra. Foi-nos dito:
. que as árvores classificadas permanecerão a montante da alameda (são visíveis, de facto, duas palmeiras e algumas árvores ao fundo);
. que o poço ainda visível permanecerá;
. o tanque de retenção é (foi) eliminado..
Insistimos na importância patrimonial do Sistema Hidráulico que alimentava e pode continuar a alimentar os jardins, atentas as valências cultural e económica destas estruturas. Percebemos que a salvação das estruturas  (e se calhar de algumas árvores) ficou dependente da localização do edifício. 
Vamos continuar atentos...
NOTA:A primeira e a segunda foto (antes e depois da intervenção) foram recebidas por mail., sendo que a terceira e quarta imagens (montagem) estão no Jornal OJE, a quem agradecemos a gentileza.

FEIRA DO LIVRO 2012

O ELOGIO DA LEITURA!

ABRIL!

domingo, 15 de abril de 2012

AINDA O JARDIM DO PALÁCIO (PAÇO) DOS ARCOS




15.04.2012Consumatum Est

E no entanto gostavamos de acreditar que a grande galeria (primeira imagem do desdobrável da CMO*)será poupada, assim como o poço que ainda é visível na imagem (o tanque de retenção está quase integralmente destruído). Tenhamos em atenção que a galeria ou mina, em alvenaria/cantaria, muito antiga, suportou por mais de um século a passagem do combóio.
Conforme o projecto, o novo edifício do hotel e o jardim anexo (a Norte) irão ocupar cerca de metade da área visível na imagem. No entanto ficaria bem ao proprietário integrar o mais possível o equipamento pré-existente na nova estrutura. Não há nada que a engenharia não resolva.
Com o aproveitamento da  água que vimos correr (ver bypass destinado a evitar que a água da mina inunde a obra) ganharia o jardim público e a economia do município. 
Será que alguém nos ouve?
Nota: sobre este assunto falámos aqui
*Reprodução que agradecemos ao "Blogue Pinhanços Dixit..."
 http://pacodearcos.blogs.sapo.pt/165963.html.

LIVROS


20 Abril
O Segredo da Flor do Mar
Dia mundial do livro
orador: Eduardo Pires Coelho
18.30
Centro de Documentação
Entrada livre
Nesta conferência, programada para assinalar o Dia Mundial do Livro, celebrado mundialmente a 23 de Abril, iremos abordar uma obra vencedora do Prémio Literário “Esfera das Letras, 2010”, o qual se destina a galardoar uma obra original de carácter romanesco, novelístico, ou poético, redigida em língua portuguesa, no universo da lusofonia.
A Flor do Mar naufragou em Dezembro de 1511 no estreito de Malaca e tem fascinado historiadores e caçadores de tesouros de todo o mundo. Durante séculos, centenas de expedições tentaram encontrar os despojos da Flor do Mar que, segundo alguns especialistas, poderão ser avaliados em noventa mil milhões de dólares. O navio nunca foi encontrado… até hoje.
Este livro, da autoria de Eduardo Pires Coelho, leva-nos, no presente, a Singapura, à Malásia, ao Peru, ao Brasil e aos Estados Unidos, mas também nos transporta para a Malaca Portuguesa, no final do século XVI e início do século XVII. Nessa altura, um misterioso nobre português combateu os piratas dos mares do Sul, viveu os encontros e desencontros com os sultanatos islâmicos de Johor e do Achém, para depois assistir à chegada avassaladora das armadas holandesas ao Oriente…

DOMINGO DE PASCOELA


O Arco Íris hoje de manhã

sexta-feira, 13 de abril de 2012

MOMENTOS DA REVOLUÇÃO

CAMINHADA NA MARGINAL


Desafio 10.000 Passos é a campanha de incentivo à caminhada lançada pela Câmara Municipal de Oeiras em 2011, no âmbito do seu Programa Mexa-se Mais.

Depois do sucesso do ano transato, a “Caminhada 10.000 Passos” está de volta!

É já no próximo dia 6 de Maio, na Avenida Marginal, entre a Praia da Torre e Paço de Arcos. Marque já na sua agenda e não se esqueça de desafiar família, amigos ou colegas e beneficiar de um preço especial.
Para saber mais clique em CMO

quinta-feira, 12 de abril de 2012

OBRAS NOS JARDINS DO PAÇO DOS ARCOS





Hoje é possível observar uma grande azáfama de máquinas que estarão a preparar o terreno para a edificação de parte do Hotel do Paço dos Arcos. Não obstante, foi tornado público que o jardim será aberto à população assim como parte do Palácio que será reservado para a instalação do que resta da "memória" daquela casa senhorial.
A terceira imagem, recolhida após requalificação e abertura do jardim à população, recorda-nos que ali existe um poço-reservatório de água que ali chega oriunda da encosta, situada para além da via férrea,  através de aqueduto subterrâneo. Sabemos que os técnicos da CMO se empenharam para que o sistema continuasse a funcionar, alimentando os jardins e eventuais hortas, como vinha acontecendo há séculos.
Em meados do ano passado tivemos ocasião de alertar a CMO para a urgência de tudo se fazer para que este pequeno - grande complexo fosse integrado no projecto ganhador do novo hotel (Acta de Reunião Pública, 15/11). Será que tal foi tido em conta? Persiste a dúvida!        

terça-feira, 10 de abril de 2012

segunda-feira, 9 de abril de 2012

domingo, 8 de abril de 2012

PÁSCOA OU PASSAGEM




Hoje, de tarde, no Rio Jamor

Como a água que flui (mais ou menos poluída) recordamos a tradição familiar e religiosa que celebra a Passagem e a Ressureição. No canto das aves, no murmurar da cascata ou no bulir suave das árvores, a Natureza exulta a Vida!  

sábado, 7 de abril de 2012

SÁBADO DE ALELUIA


A malhação do Judas*

Nota: Não nos enganemos. Não é a esfinge de nenhum dos responsáveis pela crise em que vivemos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO


O jornalista António Valdemar e o Fernando Filipe assinalam os 50 anos do início da Guerra Colonial na sala Carlos Paredes da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) com uma exposição documental, que inclui mapas, fotografias e livros, que ajudam a traçar o caminho deste conflito e a identificar os seus protagonistas principais.
Para saber mais clique em: http://www.buala.org/pt/vou-la-visitar/adriano-moreira-reabriu-o-tarrafal-ha-50-anos-como-ministro-de-salazar

SEXTA FEIRA DA PAIXÃO E INDIGNAÇÃO



A flagelação de cristo

Provavelmente 1455-1460
óleo e têmpera sobre tela
58,4x81,5
Dalleria Nazionale delle Marche, Urbino* (wikipédia) 

Em memória do Grego suicída e de todos aqueles que se sentem gregos neste momento

quinta-feira, 5 de abril de 2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012

APRENDER SEMPRE!

"A leitura do texto dispensa comentários... 
Desde que vivo na Holanda, terminou o pesadelo do regresso à escola .  
30.09.2011 Helena Rico, 42 anos, Groningen, Holanda
A propósito do desafio sobre os novos hábitos de poupança na abertura do ano lectivo, resolvi partilhar a minha experiência uma vez que vivo no norte da Holanda, onde tudo se passa de modo completamente diferente.
Em primeiro lugar, os livros são gratuitos. São entregues a cada aluno no início do ano lectivo, com um autocolante que atesta o estado do livro. Pode ser novo ou já  ter sido anteriormente usado por outros alunos. No final do ano, os livros são devolvidos à escola e de novo avaliados quanto ao seu estado. Se por qualquer razão foram entregues em bom estado e devolvidos já muito mal tratados, o aluno poderá ter de pagá-los, no todo ou em parte.
Todos os anos, os cadernos que não foram terminados voltam a ser usados até ao fim. O contrário é, inclusivamente, muito mal visto. Os alunos são estimulados a reusar os materiais. Nas disciplinas tecnológicas e de artes, são fornecidos livros para desenho, de capa dura, que deverão ser usados ao longo de todo o ciclo (cinco anos).
Obviamente que as lojas estão, a partir de Julho/Agosto, inundadas de artigos apelativos mas nas escolas a política é a de poupar e aproveitar ao máximo. Se por qualquer razão é necessário algum material mais caro (calculadora, compasso, por exemplo), há um sistema (dinamizado por pais e professores, ou alunos mais velhos) que permite o empréstimo, ou a doação, consoante a natureza do produto. Ao longo do ano, os alunos têm de ler obrigatoriamente vários livros. Nenhum é comprado porque a escola empresta, ou simplesmente são requisitados, numa das bibliotecas da cidade, todas ligadas em rede para facilitar as devoluções, por exemplo. Aliás, todas as crianças vão à biblioteca, é um hábito muito valorizado. 
A minha filha mais nova começou as suas aulas de ballet. Não nos pediram nada, nenhum fato, nem sapatos especiais. Mas como é universalmente sabido, as meninas gostam do ballet porque é cor-de-rosa e porque as roupas também contam. Então, as mães vão passando os fatos e a minha filha recebeu hoje, naturalmente, o seu maillot cor-de-rosa com tutu, e uns sapatinhos, tudo já usado. Quando já não servir, é devolvido. E não estamos a falar de famílias carenciadas, pelo contrário. É assim há muito tempo.
O meu filho mais velho começará a ter, na próxima semana, aulas de guitarra. Se a coisa for levada mesmo a sério, poderemos alugar uma guitarra, ou, facilmente, comprar uma em segunda mão.
 
 
Este sistema faz toda a diferença porque, desde que vivo na Holanda, terminou o pesadelo do início do ano. Tudo se passa com maior tranquilidade, não há a febre do "regresso às aulas do Continente" e os miúdos e os pais são muito menos pressionados. De facto, noto que há uma grande diferença se compararmos o nosso país e a Holanda (ou com outros países do Norte da Europa, onde tudo funciona de forma idêntica). Usar, ou comprar, o que quer que seja em segunda mão é uma atitude socialmente louvável, pelo que existem mil e uma opções. Não só se aprende desde cedo a poupar e a reutilizar, como a focar as atenções, sobretudo as dos mais pequenos, nas coisas realmente importantes." *
*Recebido por mail

ARTES PLÁSTICAS